Em novo endereço, a confeitaria e café agora conta com um confortável e amplo salão para abrigar amigos, familiares, colegas de trabalho, encontros casuais, reuniões de negócios e comemorações
POR FERNANDA MARQUES VALENTE
FOTOS: WAGNER ROCHA
Com tantas opções de alimentos prontos, semiprontos, embrulhados, industrializados, cada dia que passa mais e mais pessoas estão valorizando aquilo que é feito manualmente. Além da qualidade e sabor, que são incomparáveis, os produtos artesanais também são mais saudáveis.
Um lugar onde tudo, absolutamente tudo que você consumir é feito de forma artesanal é a Raffinatezza Confeitaria e Café. Comandada pela empresária e cake designer, Fernanda Domiciano dos Reis, ela conta que cada produto da vitrine é feito do começo ao fim no próprio estabelecimento.
“Muitos lugares compram massas pré-prontas ou até partes prontas de doces e salgados e só recheiam. Eu entendo que dá muito trabalho fazer tudo e dessa forma se ganha em produtividade e tempo. Mas aqui não, aqui eu faço questão que sejam requintados, produzidos desde a massa até a finalização, e que sejam feitos no dia, ou seja, tudo está sempre fresquinho”, destaca
Fernanda.

A mudança
A Raffinatezza Confeitaria e Café se diferencia muito de uma padaria comum ou uma lanchonete, lá o tempo de preparo é outro, o pó de café é diferente, o atendimento é personalizado. “Costumo dizer que não vendo produtos, vendo uma experiência. E eu prezo para que essa experiência seja boa por completo”, afirma.
E foi pensando nisso que após o segundo aniversário da Raffinatezza em Paulínia, Fernanda resolveu sair do Mall do McDonald’s onde havia inaugurado em 2017 e ir para um espaço mais amplo, agradável e aconchegante na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 84 (no prédio do antigo restaurante e pizzaria Manzarelli).
“Aqui nós temos três salas de preparação, sendo uma cozinha de apoio, uma cozinha gelada para finalização e a sala dos fornos. Também temos espaço para eventos reservados, reunião de negócios, encontros de amigos e familiares, bancadas para quem deseja trabalhar usando nosso wifi que é totalmente gratuito. Reformamos e fizemos tudo pensando em acolher melhor nossos clientes”, ressalta.
Trajetória
Assim como muitas histórias de sucesso, a jornada de Fernanda para chegar onde chegou começou por acaso. Cinco anos atrás, quando liderava um grupo de pré-adolescentes da igreja que frequenta, ela decidiu vender bolo de pote para angariar fundos e oferecer um acampamento de Carnaval bem divertido e completo para a turminha.
Como não encontrou uma forma de comprar já pronto e revender com uma margem de lucro satisfatória, Fernanda arregaçou as mangas, fez um curso online e foi fazer seus próprios bolos de potes. O sucesso foi tanto que passou a receber muitas encomendas.
De lá para cá, a empresária – que é formada em Administração com ênfase em Finanças – mesmo trabalhando em tempo integral como gestora financeira de uma multinacional, passou a se especializar em doces e bolos nas horas vagas.
“Mas para mim era um hobby, me especializei em pasta americana, bolo esculpido, fiz curso de chocolateria, massa folhada e algumas outras especializações durante todo esse tempo”, menciona.
Aos poucos o hobby foi se tornando uma paixão e tomando mais espaço em sua vida. Com a inauguração da Raffinatezza, a dupla jornada começou a pesar e foi aí que ela tomou a decisão: largou o emprego para viver o sonho de ter sua própria confeitaria.
Sua filha, Beatriz, de 17 anos, hoje é a gestora financeira da Raffinatezza e trabalha com ela. Fernanda trouxe toda a sua expertise dos anos trabalhando na multinacional para a confeitaria e lidera a equipe ministrando treinamentos e oferecendo cursos de capacitação periodicamente.