Na moda Edição 44 (Fev/Mar 2018)

Regiane Bracchi é formada em Biblioteconomia e possui mestrado em Ciência da informação. Atualmente ocupa um importante cargo gerencial na Universidade de maior destaque na América Latina, a Unicamp, liderando uma equipe de mais de 300 pessoas. Além disso, é docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde também desenvolve projetos de gestão. Com jornada dupla de trabalho e uma agenda super agitada, que inclui inúmeras reuniões, viagens nacionais e internacionais, congressos e eventos sociais, ela conta que jamais descuida de sua imagem pessoal: “a imagem é um elemento fundamental para o sucesso profissional porque ela comunica quem somos. Assim, procuro sempre estar adequada e em consonância com os vários ambientes que envolvem meu trabalho, buscando passar, por meio da minha imagem, aquilo que quero transmitir”, diz ela. Ela conta que sempre planeja seus looks de trabalho com antecedência, considerando sua agenda diária. Menciona que esse planejamento prévio é necessário porque há compromissos que exigem looks formais, enquanto outros permitem o uso de peças mais casuais e descontraídas e são nesses momentos que ela demostra um pouco mais do seu estilo sexy/criativo.

A preocupação com sua imagem a fez desenvolver um interesse pessoal pela moda e hoje ela dedica parte do seu tempo livre ao tema, dando visibilidade às suas produções nas redes sociais. Ela acredita que essa é uma forma de ajudar as pessoas que querem se vestir melhor no ambiente de trabalho e no seu dia a dia, além de mostrar às pessoas o quanto a imagem é um fator que colabora com o sucesso profissional, especialmente quando queremos comunicar que somos profissionais competentes, responsáveis e confiáveis. A imagem é para ela uma importante aliada. É um fator que a faz se sentir segura e confiante diante das diversas situações que enfrenta no seu dia a dia, seja participando de um evento internacional, seja cumprindo seu calendário de reuniões ou dentro das salas de aula. “Estar bem comigo mesma é uma fator importante para mim e me ajuda a enfrentar as diversas situações que vivencio rotineiramente”, conclui.

               

Dress Code é um código de vestimenta, que serve tanto para a vida social como profissional. Atualmente, podemos ver que as empresas estão adotando essa prática para que os profissionais entendam os valores, missão e conceitos da organização onde trabalham e consigam traduzir a imagem da empresa através da sua imagem pessoal. De acordo com pesquisa realizada pelo psicólogo Albert Mehrabian, o julgamento que fazemos de outros durante os primeiros 30 segundos de contato, a famosa “primeira impressão”, que hoje já acontece em 05 segundos, devido à utilização e exposição das redes sociais, é impactada pela imagem projetada por esta pessoa. Esse julgamento é baseado:

– 55% NO VISUAL

(roupas, acessórios, cabelo, maquiagem etc.);

– 38% NA POSTURA E NA FORMA DE FALAR

(tom de voz, gestos, expressões);

– 7% NO DISCURSO EM SI

(conteúdo).

Sendo assim, nossa imagem pessoal, é a forma mais direta de comunicação não-verbal. Analisando esse percentual, fica fácil entender por que julgamos baseados na aparência, e por que a imagem pessoal é tão importante. Mesmo que a empresa onde você trabalha não possua um dress code instituído, a preocupação em como se apresentar bem deve fazer parte do dia a dia de todo profissional. Essa classificação é feita através dos tipos de ambientes de trabalho, e é baseada pelo grau de formalidade, são elas: Muito Formal, Formal, Semiformal / Semicasual e Casual. Seguem alguns exemplos:

Para entender melhor por que uma empresa deve ter um código de vestimenta, descubra a importância de encontrar seu estilo próprio. Um guarda- roupa bem montado pode contribuir para a sua imagem profissional. Mesmo que a empresa onde você trabalha não possua um dress code instituído, a preocupação em como se apresentar bem deve fazer parte do dia a dia de todo profissional. Estar adequado ao código de vestimenta da empresa não significa necessariamente abandonar seu estilo pessoal. Existe um equilíbrio possível, por isso, a importância de entender sua imagem pessoal. Nem todas as profissões são iguais. Por isso, as recomendações devem ter em conta o tipo de ambiente profissional, do mais casual ao mais formal. É importante saber identificar os valores, os objetivos, as necessidades e o público- alvo da empresa. O setor de atividade é fundamental, bem como os serviços prestados e o tipo de clientes a que se dirigem. Analise, é uma empresa formal ou informal, pretende promover uma imagem de confiança e de tradição ou, pelo contrário, realçar os aspetos mais inovadores e criativos. O seu público é mais jovem e descolado ou mais velho e conservador. Recebe os clientes no espaço da sua empresa ou tem de se deslocar até eles e participar em reuniões ou eventos. Estes aspetos são importantes para definir o dresscode e o seu grau de formalidade. Essa análise é realizada por um Consultor de Imagem que irá garantir que a comunicação visual expresse com clareza os valores da empresa. A aplicação pode acontecer por meio de palestras, Workshops e encontros que vão definir qual o melhor caminho a ser seguido pela empresa.

“A sua IMAGEM PESSOAL está diretamente ligada ao seu SUCESSO PROFISSIONAL”.

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