Incômodo na região perianal é a causa mais frequente da procura por consultas com o Proctologista. E, dentre as causas desse incômodo, a doença hemorroidária é a mais prevalente.
Hemorroidas são dilatações dos vasos que drenam a região do canal anal e reto distal, compondo o plexo hemorroidário. A postura ereta característica da raça humana, influencia aumentando a pressão nas veias do ânus. Fatores, tais como: defecação difícil, uso crônico de laxativos, longos períodos sentado no banheiro, gravidez, além de rotinas profissionais ou esportivas, podem ainda aumentar mais esta pressão dentro das veias, o que as leva a dilatar. A hereditariedade (herança genética) também é reconhecida como um fator importante para o desenvolvimento de hemorroidas.
Qual é procedimento, na consulta, para diagnosticar-se doença hemorroidária?
Além de ouvir atentamente a história que o paciente nos conta, é necessário proceder-se com o exame proctológico que tem 3 etapas: Inspeção anal: olhar toda a região, na busca por elementos externos; Toque retal: através do toque retal, buscar por lesões endurecidas, vegetantes, polipoides, como rastreio de outras causas de desconforto anal Anuscopia: introdução de um aparelho – anuscópio – para visualizar canal anal e reto distal.
Tratamentos mais comuns
Sintomas leves normalmente são tratados através da correção dos hábitos alimentares, aumentando ingestão de água e de fibras. São boas fontes de fibras os cereais, os alimentos integrais, as frutas e os vegetais. Diminuir o esforço para evacuar é muito importante para não piorar o problema. Nos casos em que as medidas clínicas não resultam em um bom controle dos sintomas, pode ser necessário um tratamento definitivo através de procedimentos, que vão desde a ligadura elástica até a cirurgia propriamente dita.
O que eu acho importante esclarecer?
- De que nem todo desconforto e/ou sangramento anal está relacionado a presença de hemorroidas; pode estar associado a doenças mais graves como câncer de canal anal ou de reto , por exemplo;
- Casos de doença hemorroidária com sangramentos frequentes são indicação indiscutível de manejo cirúrgico.
Mensagem final:
Não hesite em procurar a opinião de um coloproctologista diante de qualquer sintoma orificial: dor à evacuação, sangramento, tumorações durante a evacuação.
Currículo:
Maria Bernadette Zambotto Vianna
Médica – Coloproctologista CRM 83319
Membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, com título de especialista Colonoscopista.
Atuando em cirurgias colorretais, desfuncionalidades do trato gastrointestinal, doenças intestinais inflamatórias (Crohn e Retocolite).