Positions Papers de Mateus Girardi e Natália Falsetti ganharam como melhores Documentos de Posição Oficial dos comitês dos quais fizeram parte em evento da WIMUN Brazil
POR FERNANDA MARQUES VALENTE
FOTOS: DIVULGAÇÃO/ANGLO PAULÍNIA
Como forma de proporcionar e incentivar o Ensino Internacionalizado, o Anglo Paulínia levou 11 alunos do Ensino Médio para participar do WIMUN Brazil, um evento realizado pela WFUNA (Federação Mundial das Associações das Nações Unidas – traduzido do inglês) com parceria local da FACAMP (Faculdades de Campinas).
Durante cinco dias do mês de setembro eles se reuniram com alunos do Ensino Médio de diversos lugares discutindo questões de grande relevância mundial. Cada participante representou uma autoridade de um país, simulando o funcionamento de organismos
internacionais, principalmente da ONU – Organização das Nações Unidas – como se fossem chefes de Estado e de Governo, ministros, diplomatas etc.
Natália Falsetti, do 3º ano do EM, atuou como delegada da Nova Zelândia na Assembleia Geral e o comitê do qual fez parte discutiu sobre racismo, xenofobia e intolerâncias correlatas.
“Foi maravilhoso. Eu pretendo fazer Relações
Internacionais e essa vivência só serviu para reforçar minha escolha. Fora que a gente aprende muito durante o período que ficamos lá, a troca de informações foi muito gratificante”, disse Natália, que teve seu Position Paper premiado como o melhor Documento de Posição Oficial do comitê do qual fez parte.
Já Mateus Girardi, do 1º ano do EM, foi delegado do Japão no Comitê de Armas Nucleares. “Durante cinco dias nos
reunimos com representantes de outros países para entender os interesses de todos e debatermos as resoluções”, explica Girardi. “Foi uma experiência incrível, muito diferente de tudo que já participei. Foi muito legal a escola proporcionar isso pra gente, acrescentou muito na minha formação e no meu modo de pensar”, valorizou.
O ambiente da simulação é multicultural e estimula o convívio entre estudantes do mundo todo. Por isso, o idioma oficial do evento foi o inglês, idioma no qual o Position Paper de Girardi foi escrito e premiado.