Saiba tudo sobre a Ibogaína

O que é Ibogaína?

A Ibogaína é um alcaloide alucinógeno, extraído da raiz da planta Tabernanthe iboga, proveniente de países africanos como Camarões, Congo e Gabão. É um princípio ativo utilizado para desintoxicar o corpo e a mente, ajudando no tratamento contra o uso de drogas, depressão, traumas, alcoolismo entre outras coisas.

O uso deste alcaloide em fórmula de capsula deve ser feito com a supervisão médica e suporte terapêutico, em uma estrutura suficiente para priorizar a segurança e a vida de quem passa pela experiência do tratamento com ibogaina.

Como ela funciona?

A Ibogaína pertence à família dos alucinógenos, assim como, cogumelos e ayahuasca. Ao consumir o alcaloide com suas devidas instruções e acompanhamento, a substância desintoxica o corpo.

O princípio ativo faz com que o corpo volte a funcionar corretamente, pois se criam neuroquímicos, que são necessários para remover o desejo viciante da droga.

Também estimula a produção de um hormônio chamado GDNF, cuja produção é interrompida quando atingimos a puberdade, por volta dos 12 aos 14 anos. Este hormônio estimula a produção de novos neurotransmissores, que reajustam os níveis químicos, fazendo com que o desejo de utilizar drogas, álcool deixe de existir.

A Ibogaína tem efeitos colaterais?

A Ibogaína apresenta efeitos colaterais apenas durante o dia do uso, são eles:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Alteração da marcha;
  • Tremores,
  • Dores de cabeça.

Como funciona o tratamento com Ibogaína?

Para iniciar um tratamento é necessário que o paciente esteja comprometido com o mesmo, pois para vencer um vício é necessária uma mudança de estilo de vida e mentalidade. É preciso se afastar de todas as coisas e pessoas que induzam ao gatilho para uma recaída e principalmente, encontrar uma clínica de ibogaina especializada.

Para realizar um tratamento com Ibogaína é necessário um plano terapêutico, com o objetivo de garantir a integridade e segurança no tratamento. Podemos observar a clínica IBTA, referência em tratamento com ibogaína e como é sua metodologia: O tratamento tem a duração de apenas cinco dias, ou seja, de segunda a sexta. No primeiro dia, o paciente recebe uma dosagem baixa de Ibogaína, já no segundo dia a dosagem é um pouco maior, conhecida como dose Reset.

As doses são ajustadas a cada dia, a fim de desencadear o fim da dependência química. Após o último dia de tratamento é importante que o paciente continue com o acompanhamento terapêutico, além de participar de grupos de apoio e recuperação, a fim de mudar os hábitos de vida, além de ter todo o suporte para se sentir acolhido pela sociedade novamente.

E no Brasil, onde encontro esse tratamento?

No Brasil a clínica IBTA é a referência no tratamento com Ibogaína, é o Instituto Brasileiro de Terapias Alternativas. Está localizado na cidade de Paulínia, São Paulo.

O instituto possuí cede própria com 19 leitos, equipamentos de monitoramentos de última geração, salas climatizadas além de uma equipe altamente qualificada composta por médicos, enfermeiros, terapeutas, psicanalistas.

A clínica possuí um tratamento diferente das demais clínicas. Clínica de portas abertas sem muros, portões e grades, pois acreditam que uma clínica de qualidade não necessita de tais recursos.

Portanto, se você busca um tratamento comprometido a livrar a si e sua família da dor e sofrimento causados pelo vicio, saiba que o IBTA poderá te ajudar.