Com o lançamento da Escola Lumina de Negócios, nasce um novo conceito, focado na satisfação do cliente
POR THAÍS BEZERRA
FOTOS: DAMARIZ GALVEZ
Dentro do conceito de renovação e foco na satisfação do cliente, o Grupo Lumina está passando por um processo de transformação e aprimoramento em busca de uma prestação de serviço cada vez mais otimizada. Neste contexto, está surgindo a Nova Lumina. A empresa, que já está há quase 17 anos no mercado de telefonia com a prerrogativa de ser o maior parceiro Vivo empresas em todo o Brasil, não se acomodou. Diante de um cenário cada vez mais competitivo e dos efeitos deixados pela crise econômica pela qual o país passou nos últimos dois anos, o Grupo lançou a Escola Lumina de Negócios. De acordo com o diretor do Grupo Lumina, Mauro Torres Junior, o objetivo do novo projeto é oferecer um atendimento ainda melhor ao cliente. “Entendemos que era preciso parar de focar apenas em resultados e dar mais atenção à satisfação do cliente”, explicou.
A Escola
A Escola Lumina de Negócios oferece aos funcionários do Grupo uma capacitação realizada por meio de palestras, treinamentos e pesquisas. Todas as atividades são realizadas pelo professor Rogério Novaes, especialista na área de consultoria organizacional. “Nossa meta é fazer com que o cliente seja atendido em menos de 6 horas, com qualidade. Precisamos oferecer essa interface de forma ágil, eficaz e segura”, comenta o empresário. Todos os funcionários participam do treinamento e são avaliados esporadicamente. Além de abordar temas relacionados ao mundo corporativo, a Escola também trabalha com questões pessoais dos colaboradores. “Oferecemos uma formação completa para dar suporte para que o funcionário consiga prestar o melhor atendimento possível”, finalizou.
O Grupo Lumina
O Grupo Lumina foi fundado em 2001 e hoje é referência no segmento de telecomunicação. O Grupo conta com quase 200 colaboradores diretos e indiretos e atende mais de oito mil clientes pelo país. Além da sede em Campinas, o Grupo possui unidades em São Paulo, São José do Rio Preto e Sorocaba. “Atuamos no ramo de telefonia móvel celular com seriedade, qualidade, competência, transparência, preços e condições competitivas. Possuímos cinco escritórios de vendas espalhados por todo o estado de São Paulo, além de possuirmos canais de atendimentos exclusivos, como chat online, setores de qualidade: pós-venda, relacionamento à cliente, auditoria, ouvidoria, consultoria de Dados e uma equipe altamente qualificada”, explica o empresário. Segundo ele, esta capilaridade visa atender o cliente de uma forma sempre justa e perfeita. Além de ser o maior parceiro Vivo empresas em todo o Brasil, a Lumina é a empresa de telefonia empresarial que oferece aos clientes a maior área de cobertura. “Somos a evolução. Ser Lumina é capacitar e evoluir sempre”, afirma.
Empresário de Sucesso
Quando saiu da pequena Borborema, cidade com pouco mais de 15 milhabitantes, localizada no interior de São Paulo, o empresário Mauro Torres Junior não fazia ideia do mundo de oportunidades que tinha pela frente. A vontade de crescer e de enfrentar novos desafios fez com que ele deixasse a segurança de viver perto da família e se mudasse, sozinho, com apenas 18 anos, para a capital paulista. A trajetória do empresário começou cedo. “Com 13 anos de idade eu era vendedor de doces em escolas públicas.Trabalhava como funcionário, em uma perua Kombi, que me levava até às escolas”, relembra. Aos 16 anos, Torres passou a atuar no ramo de compra e venda de veículos. “Eu comprava fuscas e brasílias, reformava e depois vendia”, conta.
Talento
O tino para vendas lhe rendeu um emprego de vendedor na multinacional Xerox, empresa do segmento de cópias. Esse foi seu primeiro trabalho em São Paulo. Apesar do pouco conhecimento que tinha, o talento para a área comercial e o esforço em buscar novos aprendizados foram suficientes para que se destacasse entre os funcionários da empresa, tendo sido premiado durante seis anos consecutivos como o melhor funcionário do setor em que atuava. Depois de oito anos trabalhando na Xerox, o empresário recebeu uma proposta para trabalhar na Nextel. Cinco anos mais tarde, ele tomou a decisão de empreender, encorajado por um diretor da Tim, com quem já havia atuado na Xerox. Foi aí que ele fundou a Lumina e se tornou um dos empresários mais bem-sucedido no ramo de telecomunicação.
Dicas de sucesso
Com mais de 20 anos de experiênciana área de telecomunicação, o empresário afirma que chegar ao topo não é fácil. “Os obstáculos sempre aparecem, mas, para mim, se tornam combustível para seguir em frente”, afirma. Segundo ele, os principais desafios encontrados no início de sua carreira como empreendedor foram abrir mão de sua vida particular para se dedicar integralmente aos negócios e também aprender a lidar com a gestão de pessoas. “Renunciei seis anos da minha vida pessoal e vivi exclusivamente para a Lumina. Hoje vejo que valeu à pena e, que se precisasse, faria tudo de novo”, comenta. E para quem pretende se aventurar no mundo dos negócios, Torres tem três dicas: ter sempre atitude, direcionamento e foco e trabalhar arduamente para conquistar seus objetivos. “No mundo dos justos e perfeitos, nós somos eternos aprendizes”, finaliza.