
Localizado na avenida principal da cidade, o bar oferece refeições de qualidade e com um toque caseiro de dar água na boca
POR ALETHEA PATRÍCIA
FOTOS: AMANDHA ALMEIDA
Com aparência de buteco, como o próprio dono Luciano Melinchenco, o Alemão, diz, “um buteco aprimorado”, o bar está mais para um restaurante familiar. O que antes era apenas o espaço de uma loja de conveniência com a venda de espetinhos e cervejas, se transformou em um bar com capacidade para receber vários tipos de público. Aos sábados, muitas famílias se encontram para saborear uma boa feijoada, um frango na brasa ou costela na telha com mandioca cozida, que “só é encontrado aqui, não tem igual em lugar nenhum”, completa Alemão. Vale dizer que o bar serve comida caseira somente aos sábados. O cardápio foi todo preparado pelo próprio dono, que escolheu as comidas que ele mais gosta e faz questão de ser exatamente do jeito que ele sempre comeu. As carnes e os ingredientes são sempre frescos para manter a qualidade da comida preparada no local. O grande diferencial também está no processo de preparo: a feijoada começa a ser feita aos poucos durante a semana e é retirada do fogo na sexta feira a noite, para que resulte em um caldo grosso e suculento, que acompanha torresmo, arroz, e a couve, preparados no próprio dia. Diariamente o bar serve vários tipos de porções e os famosos “espetinhos”, carro chefe da casa, acompanhados pela cerveja muito gelada, outro considerável diferencial. O local costuma ser freqüentado durante o dia por adolescentes que estudam no colégio ao lado e muitos trabalhadores do comércio da região do bairro. Já no final da tarde e a noite é mais frequentado por aqueles que saem do trabalho loucos por um happy hour, com música e preço justo pra finalizar o dia. Aos sábados e segundas tem o Double Chopp Itaipava, o cliente compra um e ganha outro, servidos sempre em uma caneca que fica esperando por ele dentro de um freezer a 0ºc. Aos sábados, o cliente tem a opção de sentar-se com a família no local ou pode pedir a refeição para levar para casa. A novidade é que a partir de agosto o bar conta com um grupo de samba de raiz, para deixar os sábados ainda mais divertidos e a feijoada completa. Esporadicamente o bar tem shows ao vivo e, em época de frio, oferece caldos de frango com mandioca, mocotó e caldo de feijão com torresmo e cheiro verde, servidos com torradas e acompanhamentos. Todo esse trabalho é supervisionado pelo próprio dono, que dedica tempo integral ao bar: “O bar é a cara do dono do bar, essas coisas que tenho de especial, são coisas que faço porque gosto e sei fazer, não invento o que não sei”, faz questão de frisar, Alemão.

História de Sucesso
O “Espetinho do Alemão” começou de um jeito que estava mesmo fadado ao sucesso. Há uns 15 anos, o filho de uma grande amiga da esposa, que estava desempregado, foi pedir ajuda a ele em seu antigo estabelecimento, um depósito de bebidas. Alemão, preocupado com a situação do rapaz, ofereceu- lhe a frente desse mesmo estabelecimento para que o garoto, junto com a esposa, pudesse vender espetinhos. O rapaz e a esposa trabalharam por 40 dias, mas acabou arrumando um trabalho fixo em uma empresa de telefonia, não podendo mais levar adiante o pequeno negócio. Foi quando Elisa, esposa de Alemão, junto com a mãe do rapaz, decidiram continuar com a venda dos espetinhos, que apesar de poucos dias já tinha uma clientela considerável. Após um ano de clientela formada, a mãe do rapaz teve que se desligar por motivos particulares e Alemão e a esposa decidiram investir mais no projeto. “Minha esposa comprou a parte dela e aí eu e ela começamos a tocar sozinhos”. Do depósito de bebidas, foram para a Avenida José Paulino, em um espaço pequeno de conveniência para depois ampliar, se tornando o que é hoje. Funcionamento: O bar funciona de segunda à sábado, das 8 horas da manhã á meia-noite. Não tem serviço de entrega, mas se quiser fazer o pedido antecipado para buscar é só ligar no telefone: (19) 97415-5102 ou chamar no WhatsApp.